sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Jornal Cidade de Porto - Em Tempo - 17 de novembro de 2011

Projeto Terra das Monções Porto Feliz 2022
Recentemente estive no município de Várzea Paulista, para saber um pouco mais sobre o tema Orçamento Participativo, popularmente conhecido como OP.
Em texto de minha autoria publicado no semanário JP Porto do dia 24 de setembro, com o título "Outra Cidade é Possível: O Orçamento Participativo como Instrumento Necessário de Participação Popular" sugeri começarmos a "pensar sobre a participação popular nas discussões sobre o orçamento anual municipal".
Assim, o Orçamento Participativo é uma importante ferramenta de controle social, para colaborar com a participação do cidadão em decisões que influenciarão na sociedade, quer seja no âmbito municipal, estadual ou federal.
Nessa linha de defendermos a participação cidadã nas questões referentes ao Orçamento, procuremos avançar um pouco mais.
No município de Várzea, além da experiência com o OP, soube do projeto "Várzea 2022".
Trata-se de um "processo de planejamento para os próximos anos, em que toda a população será mobilizada para discutir e decidir sobre ações importantes para tornar a cidade ainda melhor".
Dessa maneira, "através do 'Várzea 2022', será possível apontar os caminhos a curto, médio e longo prazo para que nosso município continue se desenvolvendo cada vez mais".
Por fim, "a proposta do 'Várzea 2022', está em sintonia com o Plano Brasil 2022, do Governo Federal, composto por metas e ações estratégicas para o desenvolvimento do país".
Planejamento e desenvolvimento da cidade. Precisamos começar a avançar neste sentido em nosso município. Por meio do Orçamento Participativo, da construção de um Fórum da Cidade, Pré-conferências, Conferência da Cidade, Congresso e criação do Conselho da Cidade será possível a realização do nosso Plano de Desenvolvimento para os próximos anos e próximas gerações de Porto Feliz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário