quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Jornal Cidade de Porto – Em Tempo – 4 de janeiro de 2012


Tempo de coexistir

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz." (Eclesiastes 3:1-8)

No show “Pavarotti e amigos”, de 1993, – evento organizado pelo tenor italiano para arrecadar fundos às vítimas da guerra na Bósnia, atual Bósnia e Herzegovina – ocorre a apresentação da música “Miss Sarajevo” cantada por Pavarotti e Bono, vocalista da banda de rock U2.
No videoclipe dessa música são passadas algumas cenas da guerra e tem um momento em que é mostrado um desfile com mulheres na passarela segurando a faixa “Não deixe que eles nos matem”.
Essas imagens nos trazem aos conflitos armados que ocorrem no mundo e à violência, sobretudo urbana. Conflito na Síria, mortes no trânsito devido à irresponsabilidade de condutores, violência doméstica e outros tristes exemplos.
Por outro lado, lemos notícias sobre o trabalho voluntário com pessoas, sobretudo crianças e idosos e na proteção aos animais.
Em recente notícia na Internet foi divulgado que no Brasil são mais de 15 milhões de voluntários. Foram dados destaques a duas entidades de Sorocaba – Criança Dia Feliz e Capas – e em Porto Feliz também temos muitas pessoas que exercem o voluntariado, principalmente de forma coletiva, em projetos ou entidades.
Humanidade... Neste começo de ano, que possamos caminhar – mais um pouco – trabalhando e defendendo valores necessários à nossa coexistência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário