sábado, 22 de dezembro de 2012

2012: Natal, Ano Novo, Festas e... 2013!


Começando pelo fim... O mundo não acabou...

 

Em 2012 uma de nossas principais tarefas políticas era disputar e vencer as eleições - para prefeito e vereador - em Porto Feliz. Cumprimos metade, pois nossa candidata à prefeita perdeu as eleições para a oposição. Não faltou empenho, mas infelizmente não deu pra ela. Conseguimos a vitória para nosso candidato a vereador. Boa sorte ao novo prefeito e vereadores.

Neste ano tive o prazer de fazer parte da lista de pré-candidatos a vereadores. Por motivos táticos e de avaliação - coisas da política - retirei minha candidatura e mantive o apoio a outro candidato.

Apesar da tristeza de não sair candidato a vereador, pois seria um projeto coletivo, vendo o lado positivo foi que tive um pouco mais de tempo para me dedicar aos estudos e, em consequência, obtive minha aprovação no temível exame da OAB... O STF que nos aguarde... rs...

Entre tantos sonhos e projetos, a maior parte de nossas energias concentrada em eleições, conheci várias pessoas especiais, que posso chamá-las de amigas, e uma mais especial ainda...

Em 2013, que a fé, a esperança, o amor, a felicidade, a paz e tudo o que é bom continue e seja compartilhado entre a humanidade!

Que todos possam ver em nossos olhos o calor de nossos corações!

No ano vindouro, muita sabedoria, força e saúde a vocês, para novos desafios e projetos!

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

Que Deus abençoe!


Em tempo: U2 - Happy Xmas (War Is Over) - http://www.youtube.com/watch?v=GK2Tlo6CDT4

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Natal... Festas... Renovação!

Dezembro de 2012...

Após as eleições deste ano, refleti e escrevo algumas observações...

É interessante notarmos que, candidatos e seus apoiadores criticam o eleitor pela escolha. Em outras palavras, dizem que os resultados das eleições e, depois, durante os quatro anos de governo - ou “desgoverno” - são por culpa da má escolha do candidato pelo eleitor.

Mas querem, de qualquer maneira, o voto desse mesmo eleitor. Óbvio...

Vamos recordar as eleições para prefeito em Porto Feliz, no período 2000-2012, com as vitórias de Erval Steiner, Cláudio Maffei e Levi Rodrigues. Em 2000, Erval venceu o prefeito Leonardo Marchesoni Rogado, que disputava a reeleição. Em 2004, o eleitor votou pela mudança e elegeu Cláudio Maffei. Erval também não obteve a reeleição. Em 2008, foi Cláudio Maffei que disputou a reeleição. Novamente Erval foi derrotado. O povo escolheu Maffei para governar a cidade por mais quatro anos, ocorrendo a primeira reeleição em Porto Feliz, dentro do período analisado.

Agora, em 2012, sem Erval Steiner candidato e Cláudio Maffei já reeleito, surgiram condições para outros nomes no cenário político local.

As escolhas partidárias e das coligações foram Andréa (PT), Levi (PSD), Gerão (DEM), Gian (PDT) e Thiago (PSDC).

Depois das articulações políticas e três meses de campanha, próximo à data das eleições, os resultados das pesquisas apontavam Andréa (PT) ou Levi (PSD) em primeiro lugar. Andréa, do grupo político ligado ao prefeito Maffei e Levi, nome escolhido por Erval Steiner. Em suma, poderíamos dizer que ocorreu “mais do mesmo”, já que mudaram os nomes, mas seus líderes, Maffei e Erval foram os mesmos. Assim, o ciclo político permaneceu o mesmo.

Cada prefeito teve seus erros e acertos. Observamos que, mais acertos quando quem diz é o grupo que apoia um prefeito e mais erros quando a avaliação é feita pelos que fazem oposição.

Vimos que até hoje, não se trataram de partidos ou projetos, mas pessoas ou pessoa à frente de um projeto voltado à cidade. Somente a intenção dessas pessoas ou pessoa não é suficiente... Temos que inverter; o projeto para a cidade à frente de uma pessoa.

Dessa maneira, ouso afirmar que é o momento de discussão da formação de um novo grupo político em Porto Feliz, com novos projetos e pessoas comprometidas com o projeto de desenvolvimento econômico, social, sustentável e cultural de Porto Feliz.  ("Projeto Terra das Monções Porto Feliz 2022")

Não mais continuidade ou mudança, mas RENOVAÇÃO na política porto-felicense. Com a participação popular, dos movimentos e pessoas que amam nossa cidade.

É um desafio que começa em 2013...

sábado, 14 de julho de 2012

Grazie!


Gostaria de registrar em meu blog a felicidade de ser palmeirense!
Sou palmeirense desde criança, cresci em meio à falta de títulos, mas a partir de 91 veio a recompensa!
Campeão da Copa Euro-América 1991, Campeão Paulista em 1993/94, Campeão Brasileiro 1993/94, Campeão do Torneio Rio-São Paulo 1993, Campeão Paulista 1996, Campeão da Copa Euro-América 1996, Campeão da Copa do Brasil 1998, Campeão da Copa Mercosul 1998, Campeão da Libertadores da América 1999, Campeão do Torneio Rio-São Paulo 2000, Campeão da Copa dos Campeões 2000... além de muitas disputas de finais e semi-finais...
Títulos, torcida, estádio Palestra Itália, timaços dos anos 1991-2000...
Em 2002, veio a queda para a série B, com a rápida volta em 2003, com mais um título de campeão.
Uma das salas de troféus mais gloriosas do futebol mundial!
No ano de 2008, o Palmeiras volta a conquistar o Campeonato Paulista.
Agora, em 2012, ganhamos a Copa do Brasil, de forma invicta, mas o melhor é o lugar garantido pra disputa da Libertadores 2013.
Pela história, pelos títulos, pela "tifosi verde", o Palmeiras retorna às conquistas como sempre foi: "Campeoníssimo"!
Sociedade Esportiva Palmeiras, Palestra Itália. Obrigado!
Julio Yamamoto
Palmeirense

domingo, 10 de junho de 2012

Toda hora é hora...



De tomar um bom "cappuccino" e...





 

...comer um pão de quejo...







Conversando na rodoviária

Ontem, na rodoviária de Porto Feliz, aguardando ônibus para Boituva, conversei com um jovem e um idoso. Destaco "jovem" e "idoso", um de Mombuca e o outro de Monte Mor, cada um com sua história, mas parecidas e com o mesmo objetivo, visitar a namorada/companheira que morava em Boituva. Talvez pela “energia” do dia dos namorados que se aproxima, talvez pela saudade devido à distância, tanto um quanto outro saíram de suas cidades de madrugada, “pegando” ônibus para “pingar” de cidade em cidade até o ponto de chegada que batia forte em seus corações. No breve momento que ficamos “proseando” ouvi a história do rapaz que ia visitar a namorada, de sua luta e vitória contra as drogas, de sua carreira de músico e ver seu trabalho em artesanato e também do senhor que carinhosamente se referia à amada como “cheirosa”, das lembranças de sua juventude e da dificuldade de estar sem um carro. Até em situações corriqueiras a vida nos surpreende, proporcionando uma boa conversa entre pessoas desconhecidas, mas que tão logo se despedem e embarcam para continuar sua jornada.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Sistemas complexos


Sistemas complexos

Vivemos em tempos de sistemas complexos.
Provocação. Das eleições de 2006 pra cá, as eleições municipais de 2012, somente serão mais uma etapa até a próxima, em 2014 e, logo em seguida 2016...
Os filmes, bem como os livros e outras formas de expressão artística ajudam a refletir.
Dessa maneira filmes como "Brother", do ator e diretor Takeshi Kitano, a série "Kingpin", e os primeiros capítulos de "Rome".
Apesar de parecerem "violentos" certamente contribuem na observação e reflexão...
Marcantes foram as situações, no mínimo duais, das personagens e como procuraram resolvê-las.
No fim, é possível crer na clássica expressão "fortuna e virtude" e também sorte e destino. Não o crer na expressão do sentido, mas nesta época de relativizações, crer no sentido de "os deuses conspiram"... Assim, na verdade, parece que a sociedade caminha mais no "descrer" individual e "falso crer" coletivo...

"Veni, vidi, vici" (Douglas Yancey "Doug" Funnie...)

domingo, 15 de abril de 2012

Rascunhos I


Costumo dizer que Porto Feliz é uma cidade abençoada.
Às vezes parece que algumas pessoas não percebem isso.
Engraçado.
Também costumo dizer que Porto Feliz é um retrato do Brasil.
Nasci em São Paulo, morei durante anos em Mogi das Cruzes, mas aqui cresci, estudei e trabalhei quase a vida toda.
Para Porto Feliz vieram muitas pessoas, cada uma com a sua história, unindo-se aos porto-felicenses nativos.
Vieram para morar, estudar, trabalhar, por motivos religiosos, comerciais ou até mesmo de passagem.
Ocorre o inverso, claro, porto-felicenses que saíram por diversos motivos e tornaram-se profissionais e cidadãos em seu novo local de moradia, qual seja a cidade, estado ou país que os acolheram.
Assim, em época de Internet e redes sociais, ainda o mais importante são as pessoas, a presença das pessoas e suas histórias de vida.
Cada um que passou ou passará por nossa cidade, certamente deixou ou deixará sua marca, seja por alguma ação que realizou, ou na mente e na saudade dos que aqui moram.
Tenho conversado com algumas pessoas e pretendo realizar um projeto de construir um blog contando pelo menos algumas destas histórias, pois no meu trabalho, além das pessoas que recebem uma justa homenagem, estas sempre citam outras que, se não contempladas com uma medalha ou título, certamente merecem figurar pelos seus “relevantes serviços prestados ao município de Porto Feliz”.

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Campeonato Felicidade 2012




Imaginemos uma cidade... Imaginemos que o nome dessa cidade seja Felicidade... No ano de 2012, a população de Felicidade, além das preocupações diárias com a família, deveres sociais e religiosos, festas, educação, saúde, segurança, transporte, acessibilidade, meio ambiente etc. começa a ouvir sobre o início do "Campeonato Felicidade 2012". O atual time campeão, "Populares da Felicidade", quer o tricampeonato e, para isso vem com novo artilheiro. O matador anterior agora pendurará as chuteiras e pretender comandar a equipe na luta por mais um título. Do outro lado comenta-se em Felicidade que o bi-vice-campeão não poderá tentar disputar sua terceira - ou quarta - final consecutiva, devido problemas no famoso "tapetão". Ainda não se sabe. Coisas do futebol... Com isso surgem diversos times querendo disputar a vaga com seu apoio, pois mesmo se o clube ficar de fora, aquele que ficar no seu lugar terá uma estrutura e torcida muito forte, que podem fazer a diferença até a reta final. Outras equipes estão se organizando - com bons times - e algumas novidades ainda são esperadas. Como o campeonato será de pontos corridos, espera-se bastante emoção. Brevemente divulgaremos nossos palpites e o "ranking" baseado em pontos fortes e fracos dos clubes. Quem sabe não começam um "bolão" para esquentar ainda mais a disputa...

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Desenho e Cultura


(Atualizado)

Sempre procurei acompanhar e, dentro do possível, participar do que é relacionado à Cultura, particularmente quanto à música e imagem, em especial desenho e pintura.
Desde os rascunhos, desenho artístico, passando por caricaturas, charges, mangás e quadrinhos, pintura a óleo, grafites, até os desenhos animados e animações 3-D.
Infelizmente, com o passar do tempo e novas responsabilidades a prática cedeu lugar mais à admiração e respeito por quem cria, faz trabalhos, deixando de fazer um “rabisco ou jogar uma tinta”.
No desenho e pintura à memória me vêm artistas porto-felicenses como Marcelo Baldini, Vinicius dos Santos, Rodrigo Freitas, Fernando dos Santos, Marcelo Santos, Irene Batistela, Silvana Antunes, Sidnei Martins, Valéria Figueiredo, Sérgio Murilo...
Em Porto Feliz, tem um espaço muito legal para se praticar artes, com oficinas de desenho e pintura e exposições, que é a Casa da Cultura Dona Narcisa Stettner Pires, um dos nossos pontos turísticos, construída originalmente em taipa de pilão e pau-a-pique. O endereço é Rua Tristão Pires, 123 – Centro. Aberta de segunda a sexta-feira, das 8 às 11 e das 13 às 17 horas. Visite!

Dia 2 de fevereiro a cidade de Itu comemorará seus 402 anos. Da extensa programação destaco três eventos. O primeiro é o show que ocorre no dia 1º de fevereiro, do grupo “Choro das 3”, das irmãs porto-felicenses Corina, Lia e Elisa, no Anfiteatro do Parque do Varvito. Já no dia 3, acontece o show do “Teatro Mágico” apresentando seu novo trabalho “A Sociedade do Espetáculo” a partir das 21h, em frente ao Estádio Municipal Dr. Novelli Júnior. Por fim, no domingo, dia 5, a 20ª edição do Open Xadrez de Itu, no salão de festas da Vila Vicentina.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Jornal Cidade de Porto – Em Tempo – 25 de janeiro de 2012


Quantos “pinheirinhos” ainda serão necessários?

"Toda a vez que um governo esmaga um princípio, a troco de um interesse, ou de um desabafo, semeia com isso um gérmen de anarquia, que não tardará em brotar dificuldades, ou crimes contra a ordem política, ou social." (Rui Barbosa)

No domingo, dia 22 de janeiro, ocorreu ação da Polícia Militar, visando reintegração de posse no bairro Pinheirinho, na cidade de São José dos Campos. Cerca de mil e seiscentas famílias viviam na área ocupada desde 2004.
Dias antes da ação foi realizada reunião entre representantes dos governos federal e estadual, OAB, sindicatos e moradores, com o objetivo de discutir um projeto para regularização do Pinheiro e a tentativa de suspensão da ordem judicial. O governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Habitação, propôs recursos para a desapropriação. Também havia uma decisão judicial federal que suspendia a reintegração.
Como vemos a questão se torna complexa, pois se discute a competência da justiça federal, justiça estadual, prefeitura de São José dos Campos, situação da propriedade e o fato das famílias que viviam no Pinheirinho, mas pouco se fala sobre as possíveis soluções observando que são pessoas e não coisas que ali estão ou estavam.
No momento cabe garantir os direitos das famílias que viviam no Pinheirinho, como assistência e abrigo às pessoas.
Apesar do esforço do governo federal no tocante à moradia, por meio de programas como o “Minha Casa, Minha Vida”, que só recentemente o governo estadual resolveu “abraçar”, vide cerimônia com a presença da presidenta Dilma e do governador Alckmin, por causa das discussões sobre a “segurança jurídica”, o que “manda os códigos processuais”, “nossa Constituição diz...”, dentre outros argumentos, protelam-se decisões sobre o que realmente deveria importar, ou seja, o “sagrado direito à moradia, insculpido em nossa Carta Maior”. É...
PS: Minha terra natal, a cidade de São Paulo, completa hoje 458 anos. Parabéns!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Reflexões sobre Ética




Recentemente assisti ao filme Código de Conduta, para discutirmos sobre Ética:

A mensagem central do filme Código de Conduta é de que o sistema é imperfeito, pois foi criado por pessoas humanas, que agem desde os conceitos mais elementares popularmente chamados de maniqueístas, até os mais complexos, que envolvem todas as paixões e situações da mente humana.

Observamos que o conceito de Justiça apresentado no filme é daquela aprendida nas faculdades, exercitadas nos escritórios de advocacia e praticadas nos Tribunais americanos, de buscar manter tão somente o “status quo”, julgamentos e acordos feitos entre operadores do Direito mais preocupados com seus nomes e carreiras, e da repercussão na mídia. Infelizmente, não tão diferente do que ocorre no Brasil. Caso recente do promotor no estado de São Paulo tentando utilizar uma investigação e processo para interferir na política, ao invés de se ater ao universo jurídico, de maneira que cumpriria seu juramento e colaboraria com a segurança jurídica em nosso país.

É lamentável, pois na busca da verdade real, garantindo a ampla defesa e o contraditório, deveria ser culpado ou inocente de acordo com as provas e devido julgamento.

Para o protagonista, um ex-soldado, típico pai de família, a frase “o bem vencendo o mal” serve de principal argumento e justificativa para sua consciência pelos seus atos.

Nesta linha, a “prosperidade justa” e o “sofrimento malvado” levariam à felicidade pela verdadeira justiça e ao alívio por conseqüência.

Vemos que nem sempre o brocardo “melhor um mau acordo que uma boa demanda” é factível…

Justiça, bem como religião, crença na existência de Deus, valores, deve ser analisada como nos influenciam de forma coletiva, em sociedade e também de maneira subjetiva.

Neste sentido o subjetivo é que torna incerta a reação humana diante de situações que sempre parecerão ocorrer com o próximo, mas não conosco.

Texto publicado em http://www.bacaroco.org/2010/06/08/reflexoes-sobre-etica/

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Jornal Cidade de Porto – Em Tempo – 11 de janeiro de 2012


Ano das polêmicas

Em ano de eleições municipais para prefeito e vereadores, as pautas da Câmara dos Deputados e do STF estão carregadas de polêmicas.
Na Câmara dos Deputados, a votação de propostas polêmicas como o Código Florestal, Royalties do Petróleo, votação do fim do fator previdenciário e da política de reajuste acima da inflação para os aposentados que recebem acima de um salário mínimo.
A pauta de julgamentos do Supremo Tribunal Federal (STF) não fica atrás com a Ficha Limpa, a Ação Penal conhecida como processo do “mensalão”, reserva de vagas em universidades públicas – cotas, desaposentação, isto é, permitir a conversão da aposentadoria proporcional em aposentadoria integral, questionamento da Associação Brasileira de Restaurantes e Empresas de Entretenimento (Abrasel) sobre dispositivos da Lei Seca, que proíbe a venda de bebidas alcoólicas à beira das rodovias, além de outros temas polêmicos como a autorização do aborto de fetos anencéfalos, a situação de três mil comunidades quilombolas, a correção monetária nas cadernetas de poupança entre outros.
Por aqui, além do “aquecimento eleitoral” estão sendo entregues os carnês do IPTU, uma importante fonte de arrecadação para o município, pois vinte e cinco por cento, no mínimo, é destinado à educação e quinze por cento, no mínimo, é destinado à saúde.
Na área do esporte e lazer, a cidade é sede de um dos grupos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, representada pelo time do Desportivo Brasil, que no ano passado chegou às semifinais da competição.
2012 será um ano de “feriados prolongados” e pontos facultativos. Além disso, teremos no estado de São Paulo o dia 9 de julho, uma segunda-feira e em Porto Feliz o dia 20 de novembro, uma terça-feira. Aproveite...
De Porto Feliz para Porto Alegre. Durante os dias 24 a 29 de janeiro será realizado o Fórum Social Temático 2012, com centenas de atividades autogestionárias. Gostaria de poder participar. Quem sabe no ano que vem com a volta do Fórum Social Mundial as suas origens...

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Jornal Cidade de Porto – Em Tempo – 4 de janeiro de 2012


Tempo de coexistir

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Tempo de nascer, e tempo de morrer; tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou; Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar; Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar; Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de afastar-se de abraçar; Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora; Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz." (Eclesiastes 3:1-8)

No show “Pavarotti e amigos”, de 1993, – evento organizado pelo tenor italiano para arrecadar fundos às vítimas da guerra na Bósnia, atual Bósnia e Herzegovina – ocorre a apresentação da música “Miss Sarajevo” cantada por Pavarotti e Bono, vocalista da banda de rock U2.
No videoclipe dessa música são passadas algumas cenas da guerra e tem um momento em que é mostrado um desfile com mulheres na passarela segurando a faixa “Não deixe que eles nos matem”.
Essas imagens nos trazem aos conflitos armados que ocorrem no mundo e à violência, sobretudo urbana. Conflito na Síria, mortes no trânsito devido à irresponsabilidade de condutores, violência doméstica e outros tristes exemplos.
Por outro lado, lemos notícias sobre o trabalho voluntário com pessoas, sobretudo crianças e idosos e na proteção aos animais.
Em recente notícia na Internet foi divulgado que no Brasil são mais de 15 milhões de voluntários. Foram dados destaques a duas entidades de Sorocaba – Criança Dia Feliz e Capas – e em Porto Feliz também temos muitas pessoas que exercem o voluntariado, principalmente de forma coletiva, em projetos ou entidades.
Humanidade... Neste começo de ano, que possamos caminhar – mais um pouco – trabalhando e defendendo valores necessários à nossa coexistência.

Jornal Cidade de Porto – Em Tempo – 28 de dezembro de 2011

Coragem para acreditar

“O presente é tão grande, não nos afastemos. Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.” (Carlos Drummond de Andrade)

Final de ano... Momento de reflexões e balanço do ano que está findando...

Na apresentação da primeira edição do jornal Cidade de Porto: “A partir de agora estaremos levando conteúdo, de um jeito dinâmico, moderno, com um visual inovador e a proposta de um veículo de comunicação com textos, colunas e classificados e o lançamento de um projeto novo para Porto Feliz.”
Nestas doze edições publicadas buscamos cumprir o “Nosso compromisso todas às quartas-feiras será trazermos matérias que priorizam as pessoas, suas histórias de vida, suas necessidades e informação para o dia a dia.”
Para 2012 - depois de devida avaliação e planejamento – buscaremos contribuir ainda mais, com novidades e novos serviços voltados ao leitor “porto-feliz-cidadense”.
“Muito obrigado e um ano de 2012 de muitas conquistas e realizações” - aos leitores, amigos e colaboradores.

“Jornal Cidade de Porto – Nossa Cidade, Nosso Jornal.”