Nos dias 25 de setembro a 01º de outubro ocorreu o “Grand Slam de Xadrez 2011”, no Parque do Ibirapuera, São Paulo.
Os melhores jogadores do mundo estiveram participando, como o atual campeão mundial Viswanathan Anand.
Uma novidade ficou por conta das partidas serem disputadas em um cubo de vidro, de forma que as pessoas assistiram sem atrapalhar a concentração dos competidores.
Ainda, os visitantes tiveram a oportunidade de participar de torneios abertos relâmpagos e assistir aulas gratuitas, dentre outras atividades.
Lembro que, no ano passado assisti na faculdade a uma palestra sobre os “Valores Educacionais do Xadrez” com o professor e enxadrista mestre internacional Adriano Caldeira. Na sua apresentação Adriano Caldeira falou sobre a importância do xadrez na educação, os benefícios que o praticante desenvolve tais como atenção e concentração, criatividade, memória, raciocínio, planejamento estratégico, dentre outros.
O professor apresentou o projeto “Xadrez na Escola”, que é realizado em diversas escolas do Brasil, sendo utilizado como ferramenta didática, para o aprendizado de História, Geografia, Matemática e estímulo ao convívio social e melhora da auto-estima. Estamos mantendo contato para que o projeto possa começar em nossa cidade e buscando parceiros no projeto.
Após a palestra, ocorreu uma simultânea, com o professor-enxadrista disputando 24 jogos “contra” os alunos. O resultado foram vinte e três vitórias e um empate.
Digo que tive a honra de participar e jogar. Perdi, claro, mas para mim foi uma experiência que guardo com carinho.
A todos faço o convite para conhecerem e aprenderem a jogar xadrez, e nunca é demais citar, como exemplo, pessoas famosas como Napoleão, Einstein, Machado de Assis, Lênin, Goethe, Newton e outras.
Curiosidade: O xadrez é o segundo esporte mais praticado do mundo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário