quinta-feira, 18 de junho de 2020

Voluntariado, Conselhos e Democracia Participativa

No Brasil, no dia 28 de agosto, é comemorado o Dia do Voluntariado, instituído por meio da Lei Federal nº 7.352, de 28 de agosto de 1985, à época do presidente da República José Sarney.

Em Porto Feliz, por meio da Lei Municipal nº 4.720, de 6 de julho de 2009, foi instituído o Dia Municipal do Voluntário.

A autora foi a ex-vereadora professora Andrea Aparecida Nunes de Matos, com o objetivo de lembrar e homenagear todas as pessoas que se dedicam ao trabalho voluntário e às causas filantrópicas, sobretudo nas áreas: social, saúde e em ações voltadas à cidadania.

Segundo informações da pesquisa realizada pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 7,2 milhões de pessoas praticaram o voluntariado no ano de 2018.

Além do importante e necessário trabalho voluntário, temos outra forma de participação cidadã, por meio dos Conselhos Municipais, para ficarmos no âmbito local.

No Portal da Transparência temos um conceito de que “os conselhos gestores de políticas públicas são canais de efetivação de participação, que permitem estabelecer uma sociedade na qual a cidadania deixe de ser apenas um direito, mas uma realidade.”

Alguns conselhos são mais conhecidos, como da Saúde, da Assistência Social e Direitos da Criança e do Adolescente, mas existem conselhos de Alimentação Escolar, da Pessoa Idosa, de Políticas Culturais, do Meio Ambiente, dos Direitos da Mulher, da Pessoa com Deficiência, da Juventude, da Comunidade Negra, da Segurança Alimentar, entre outros.

Os conselhos são uma ferramenta de participação popular, sendo esta uma garantia constitucional.

Avançando nesse conceito de participação temos a Democracia Participativa, exercida pelos cidadãos, por exemplo, por meio de plebiscitos, referendos e audiências públicas.

Em Porto Feliz, anualmente ocorrem audiências públicas para discutir o Orçamento do município, porém com a ausência da população, isto é, pouca participação popular.


Em tempo: No sábado estivemos participando da visita do deputado estadual Dr. Jorge do Carmo (PT), que assumiu o compromisso de colaborar no encaminhamento das demandas solicitadas pelos participantes. Agradecemos ao deputado pela visita.

Ainda, durante a semana, participamos de “happy hour” promovido pela Guerini Planejamentos Parabéns pelo evento realizado.


Texto publicado no jornal "Tribuna das Monções", em 30 de agosto de 2019

sexta-feira, 15 de maio de 2020

Agosto da Cultura

Outro dia fui comprar pão na padaria e encontrei o Roberto Prestes. Ele fez o convite para eu escrever na Tribuna. Lembramos da época que meu pai foi colaborador do jornal. Agradeci.
Chegando em casa refleti de que maneira eu poderia contribuir semanalmente. Seria por meio de artigos, crônicas, poesias? Escreveria sobre assuntos que eu gosto, conheço? Após algum tempo decidi que poderia ser um pouco de tudo isso e, quem sabe, “algo a mais”. Assim é na vida. Até mesmo sem querer entramos numa rotina, seja em relação aos locais que frequentamos, às pessoas que conversamos, aos alimentos que consumimos, aos produtos que adquirimos, às leituras, opiniões etc. Cumprimos diversos papéis ao longo de nossa existência. O “algo a mais” é que pode nos fazer crescer, mudar, evoluir. Esse “algo a mais” pode ser chamado de criatividade. Lemos que a criatividade é um diferencial e até um valor preciosíssimo. Eu gosto de Arte e esta é uma maneira de expressar tal criatividade. Gosto de música, teatro, dança, cinema etc., mas as artes visuais – sobretudo desenho, pintura e quadrinhos, e desde que conheci o grafite, a xilogravura e animação – tenho um carinho especial.
Ao ter contato com as histórias em quadrinhos passei a observar o trabalho de diversos artistas, unindo esse gostar de Arte com outro assunto, a Política, e daí passando também a admirar a produção de caricaturas, charges e cartuns.
Por meio de traços e cores – que são verdadeiras “assinaturas” de cada cartunista/chargista – são feitas manifestações e críticas que fazem as pessoas refletirem de alguma maneira.
E tudo isso e “algo a mais” faz parte da Cultura.
Assim, além da leitura e reflexão, fica o convite para que você leitor participe da Conferência Municipal de Cultura no dia 10 de agosto, às 14 horas, na Estação das Artes!

Cultura é tudo o que resulta da criação humana.” - Sebastião Vila Nova

PS: Feliz Dia dos Pais!

Texto publicado no jornal "Tribuna das Monções", em 09 de agosto de 2019